Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Centros de Instrução do Exército Brasileiro

Os Centros de Instrução são importantes instrumentos de preparação da Força Terrestre. Estão distribuídos, no território nacional, em sete dos oito Comandos Militares de Área.
Essas Organizações Militares vêm contribuindo para atender as necessidades da Força no que tange à capacitação dos recursos humanos, à elaboração de doutrinas próprias e voltadas para aumentar a capacidade operacional da Força Terrestre. São polos difusores de importantes conhecimentos técnicos e táticos que, buscando sempre o alto nível das instruções e do quadro de instrutores, realiza intercâmbios com as mais avançadas forças armadas do mundo, atingindo o reconhecimento internacional quanto a capacidade desses centros de excelência da Força Terrestre.

O Comando de Operações Terrestres (COTER), Órgão de Direção Operacional (ODOp), tem a responsabilidade de, por meio de suas Chefias, prestar apoio, orientar o preparo, e acompanhar e supervisionar as atividades dos Centros, particularmente aquelas voltadas para a elevação dos níveis de operacionalidade das Forças de Prontidão e que tenham por objetivos a modernização, a padronização da instrução e a capacitação da Força Terrestre.

Os Centros de Instrução existentes no Exército Brasileiro são os seguintes:

De maneira geral, e conforme definido pela Portaria Nº 815, do Comandante do Exército, de 06 de junho de 2019, os Centros acima mencionados estão vinculados ao COTER para efeito de planejamento, orientação doutrinária e supervisão das atividades de instrução.
Dessa maneira, os Centros de Instrução contribuem para aumentar a capacidade operacional da Força e participam do desenvolvimento da liderança em combate, e do aprimoramento da instrução e da doutrina militar, especializando oficiais e sargentos para o desempenho profissional em alto nível.

Dessa maneira, os Centros de Instrução contribuem para aumentar a capacidade operacional da Força e participam do desenvolvimento da liderança em combate, e do aprimoramento da instrução e da doutrina militar.

Fim do conteúdo da página