Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

COMBATER

Link para o simulador de treinamento do COMBATER: Treinamento Baseado em Computador


Objetivos do Combater

Combater é um sistema de simulação destinado ao treinamento de Oficiais Superiores em nível tático. O sistema pode simular as ações militares das unidades de campo e de segurança incluindo garantia da lei e da ordem.

Cada uma destas unidades simuladas podem ter diferentes tipos de veículos, pessoal, sistemas de armas, sensores, mecanismos de proteção ativa, etc. cuja resposta física (velocidade, capacidade de carga, transporte de tropa, etc.) pode ser customizada, a fim de simular a resposta das unidades reais.

Isto é comumente conhecido como modelo físico. Neste modelo é necessário registrar o equipamento principal que cada unidade tem, por exemplo: blindados, radares, canhões, caminhões, armas, etc.

Cada unidade tem um comportamento inteligente que os permite executar as missões operacionais de forma autônomas, tomar algumas decisões e executar algumas ações de autoproteção de acordo com a doutrina ou modo de ação do exército configurado no sistema.

Este recurso do COMBATER torna possível controlar estas unidades através de missões, como por exemplo: "Reconhecer área", "Marcha para combate", "Defender", "Ocupar Z Reu" entre outras que COMBATER vai interpretar e realizar.

Nesta abordagem, o nível operacional é controlado pela simulação, usando unidades autônomas que podem:

Fazer Inteligência de campo (reporta obstáculos e as posições inimigas)
Subdividir as missões entre as sub-unidades que a compõem.
Executar ações de autoproteção.
Isto é comumente conhecido como modelo comportamental, o programa permite usuário modelar a forma que a unidade realiza a missão, o cumprimento das regras de engajamento e a maneira que ela reage quando detecta o inimigo, o calculo da poder relativo de combate, etc.

O COMBATER também simula alguns tipos de objetos que podem modificar a resposta das unidades, por exemplo: barreiras, deslizamentos de terra, campos minados, incêndios, barricadas, fossos antitanque, etc. Estes objetos podem ter um comportamento dinâmico de acordo com sua natureza, por exemplo, os incêndios, nuvens químicas que podem ser extintas por causa da ação de uma unidade ou por causa do tempo. Esses objetos podem danificar as unidades, fazê-las mover-se lentamente ou limitar as missões que elas estão executando.

O COMBATER representa unidades e objetos em um terreno virtual que corresponde a uma área geográfica específica. Este "terreno", carta topográfica, é gerado a partir de dados de elevação, dados vetoriais (estradas, ruas, zonas urbanas, floresta, morros, lagos, rios entre outros) e imagens.

As unidades interagem com o terreno e podem se adaptar a ele, por exemplo, eles mudam a velocidade de acordo se eles estão em uma duna, mangue, estrada principal ou uma área urbana. Existem alguns recursos que são modificados dependendo do tipo de campo, por exemplo, há menos visibilidade se a unidade está dentro de uma floresta do que sobre a área urbana.

Portanto, é possível combinar estes elementos, a fim de representar situações táticas e cenários que são apresentados aos oficiais para resolvê-lo ou alcançar algumas metas comandando as unidades.

Apresentando o Combater

 

O Combater é um sistema de simulação construtiva para simular ações de combate, apoio ao combate e de não guerra, nos níveis Subunidade (companhia, esquadrão e bateria) e Unidade (batalhão, regimento e grupo de artilharia), que permita a adaptação do sistema de acordo com a doutrina militar do Exército Brasileiro.

Fim do conteúdo da página