Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

COTER acompanha encerramento do EPMP

Rio de Janeiro (RJ) - No dia 11 de novembro, o Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil – Centro Sergio Vieira de Melo – realizou o encerramento do Estágio de Preparação para Missões de Paz (EPMP) 2022/2. A cerimônia foi presidida pelo Coronel Vaz, Comandante do CCOPAB, e contou ainda com a presença do Major Guilherme Cals Theophilo Gaspar de Oliveira Filho e do Capitão R1 Marcos Antonio da SILVA, da IGPM, militares responsáveis pela carteira de policiais militares em missões de paz das Nações Unidas. Na ocasião, os concludentes receberam o Certificado de Conclusão e o Distintivo do estágio realizado no CCOPAB.

O EPMP, conduzido inteiramente no idioma inglês, teve como objetivo preparar militares e policiais militares para atuarem como Oficial de Estado Maior, Observador Militar e Policial das Nações Unidas, abrangendo aulas teóricas e práticas. A 3ª fase do Estágio contou com a colaboração de dois instrutores de nações amigas convidados, o Tenente-Coronel Herrmann, da Alemanha e o Capitão COTE, do Canadá, oficiais com notória expertise no treinamento para missões de paz, engrandecendo o conteúdo do Estágio.

O estágio foi finalizado com um exercício no terreno com duração de 01 semana. Essa atividade coroou o preparo dos militares designados para missões de Paz das Nações Unidas. Assim, os alunos foram submetidos à rotina de atividades semelhantes a que encontrarão em suas missões.

Dez policiais militares dos Estados do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo, Bahia e do Maranhão concluíram com aproveitamento o EPMP 2022/2. Destaca-se a participação da 1º Tenente PMESP Giovana Clavísio Siqueira, da SD PMESP Sarah Pereira da Silva e da SD BMRS Luciana Salete Karkow, cumprindo assim as exigências da resolução da ONU que solicita aos Estados Membros o fortalecimento da participação das mulheres nas operações de paz, considerada uma garantia de eficiência e credibilidade junto às populações assistidas.

 

 

Fim do conteúdo da página