Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Notícias da Divisão de Missão de Paz

Estágio CIMIC em Porto Alegre/RS

No período de 17 a 21 de maio, foi realizado o Estágio de Coordenação Civil-Militar (CIMIC, sigla em inglês) na guarnição de Porto Alegre-RS. Equipe Móvel de Treinamento (EMT) do Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB) conduziu o Estágio, contribuindo na capacitação de militares do 4º Grupamento de Engenharia (4º Gpt E), orgânico do Comando Militar do Sul (CMS).

A atividade foi desenvolvida abordando a doutrina CIMIC do Departamento de Operações de Paz da ONU (Core Pre-Deployment Training Material e Specialized Training Material), permitindo aos participantes exercer funções relacionadas ao sistema de assuntos civis da Organização das Nações Unidas (ONU).

Com base no 6º Batalhão de Engenharia de Combate (São Gabriel-RS), o 4º Gpt E é o coordenador de preparo da Cia E F Paz à disposição do Sistema de Prontidão de Capacidades de Manutenção da Paz das Nações Unidas (UNPCRS, sigla em inglês).

Realizaram o estágio 10 (dez) militares, que por meio de discussões em grupo e exercícios práticos, tiveram a oportunidade de interagir em um ambiente multidimensional, característico das operações de paz.

Fim do conteúdo da página