Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Notícias da Divisão de Missão de Paz

COTER realiza Seminário sobre Exploração e Abuso Sexual

Brasília (DF) – No dia 27 de agosto de 2024, o Auditório Marcelo Rufino, no Quartel-General do Exército, sediou o Seminário Internacional de Prevenção da Exploração e Abuso Sexual (PSEA) nas Operações de Paz das Nações Unidas. O evento foi organizado pelo Comando de Operações Terrestres (COTER) em parceria com a Rede Brasileira sobre Operações de Paz (REBRAPAZ).

A cerimônia de abertura contou com a presença de autoridades civis e militares, incluindo o Comandante do Exército Brasileiro, General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, a Senadora Rosana Martineli e o Coordenador Especial das Nações Unidas para a Exploração e Abuso Sexual, Sr. Christian Saunders. Estas autoridades destacaram a importância do tema e o compromisso do Brasil com a proteção de indivíduos sob os cuidados das Nações Unidas, especialmente mulheres e crianças.

O evento abordou as experiências e lições aprendidas em missões de paz, bem como a condução do tema por personalidades estrangeiras. O Sr Christian Saunders elogiou a iniciativa brasileira, ressaltando a importância do seminário para a ONU e o Exército Brasileiro, além de destacar a urgência de se superar essa problemática no curto prazo.

Durante o seminário, o COTER lançou duas cartilhas: a "Prevenção da Exploração e Abuso Sexual nas Operações de Paz da ONU, em inglês" e a "Cartilha Mulher Paz e Segurança". Estes materiais visam a orientar sobre condutas e procedimentos para os militares preparados para missões de paz no Centro Conjunto de Operações de Paz.

Seis palestrantes, incluindo o Comandante Tyson Nicholas, da Marinha Real da Austrália, e a Sra. Tomoko Matsuzawa, do Ministério da Defesa do Japão, compartilharam suas perspectivas sobre o tema, com algumas apresentações feitas por videoconferência.

O evento contou com o suporte do Estado-Maior do Exército e de vários órgãos do Exército, como o Centro de Comunicação Social do Exército e o Centro de Educação à Distância do Exército, que auxiliaram na transmissão online e organização do seminário.

 

Fim do conteúdo da página