Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Prep F Ter coordena Estágio Setorial no CIOpPan

(Corumbá-MS) - Entre os dias 05 e 16 de abril, foi realizado o Estágio Setorial de Embarcação de Combate Guardian 25.

O estágio, coordenado pela Chefia do Preparo Terrestre, do Comando de Operações Terrestres (COTER), foi aplicado pelo Centro de Instrução de Operações no Pantanal (CIOpPan) do 17º Batalhão de Infantaria de Fronteira (17º B Fron), na cidade de Corumbá/MS, para militares de todos os comandos militares de área, cuja a OM possua a lancha Guardian.

O principal objetivo da atividade foi nivelar os conhecimentos e padronizar as táticas, técnicas e procedimentos militares de combate no emprego da Embarcação de Combate Guardian-25.

A abertura do estágio foi conduzida pelo Ten Cel Rodrigo Cozendey Pires, comandante do 17º B Fron e Diretor de Ensino do CIOpPan, com uma aula inaugural.

Foram transmitidas instruções como Características da embarcação, Sistema de Combustível, Sistema Elétrico, Formas de Rebocar a Embarcação, Manutenção da Embarcação, GPS (Garmin Map 4008), Comunicação no Pantanal, Manobras Básicas e Avançadas, Abicagem e Atracagem, Maneabilidade Fluvial, Técnicas de Embarque e Desembarque, PBCFlu, Técnicas de Ação Imediata, Técnicas de Abordagem de Objetivos Sinais e Gestos, Orientação em Ambiente Pantaneiro, Operações Ribeirinhas, Marcha para Combate e Tiro Embarcado.

O encerramento do estágio foi marcado por uma formatura e entrega dos diplomas aos estagiários concludentes. Estavam presentes na cerimônia o Gen Bda José Luis Araújo dos Santos, comandante da 18ª Bda Inf Fron, o Ten Cel Rodrigo Cozendey Pires, Comandante do 17º B Fron e o Ten Cel Mário Ivo de Lima Forte, Adjunto da Divisão de Instrução Militar da Chefia de Preparo do COTER.

Todas as atividades do Batalhão Antônio Maria Coelho são executadas de acordo com as medidas sanitárias preventivas de combate à COVID-19.

 

Fim do conteúdo da página