Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Conferência dos Chefes de Polícia das Nações Unidas

NOVA IORQUE (EUA) – No período de 31 de agosto a 2 de setembro de 2022, o Comando de Operações Terrestres (COTER), por intermédio da Inspetoria-Geral das Polícias Militares e dos Corpos de Bombeiros Militares (IGPM), participou da III United Nation Chief of Police Summit (UNCOPS).  

A Conferência teve por finalidades avaliar o emprego da Polícia das Nações Unidas (UNPOL) em Missões de Paz, os resultados obtidos através das ações Action for Peacekeeping (A4P) e Action for Peacekeeping Plus (A4P+) e apresentar metas futuras para o incremento da participação policial.

A atividade destacou o emprego de novas tecnologias para a preparação dos UNPOL, como a construção de cenários para treinamento policial através de METAVERSO e as capacidades e mentalidades requeridas para superar os gaps do emprego policial nas missões de campo.

O Embaixador Ronaldo Costa Filho, Representante Permanente do Brasil junto às Nações Unidas e o Adido Militar, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Luiz Fernando de Aguiar, Conselheiro Militar na MPBONU receberam a comitiva brasileira e destacaram a importância da participação policial em missões de paz.

A comitiva brasileira foi integrada pelo Coronel EB Fábio Carballo de Souza, Chefe da IGPM, Coronel EB Antonio Airton Rocha Pontes, Assessor do Conselheiro Militar da Missão Permanente do Brasil na ONU, em Nova Iorque, Coronel QOPM Rodrigo de Souza Rodrigues, Comandante-Geral da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais, Delegado Sandro Torres Avelar, Diretor Executivo da Polícia Federal, Delegado Luiz Roberto Ungaretti de Godoy, Coordenador-Geral de Cooperação Internacional da Polícia Federal, Coronel PM Agrício da Silva, Chefe de Gabinete da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP) e Major PM, Ricardo Luiz Amorim Gontijo Foureaux, Assessor do Comandante-Geral da PMMG.

A participação na Conferência reafirma o compromisso brasileiro para a manutenção da paz mundial, por intermédio da participação em missões de paz.

Fim do conteúdo da página