Consumo da Muniçào 35 MM do Sistema GEPARD
Santa Maria (RS) - No período de 3 a 7 de abril, a 1ª Subchefia do COTER participou de uma reunião coordenada pelo EPEx (Projeto Defesa Antiaérea), no quartel do Parque Regional de Manutenção da 3ª Região Militar, em Santa Maria-RS.
Os principais objetivos da atividade foram: nivelar conhecimentos por parte dos representantes de diversos órgãos e OM, ratificar ou retificar as Instruções Gerais de Tiro com o Armamento do Exército (IGTAEx), no que diz respeito ao material de tubo de Artilharia Antiaérea, e, primordialmente, elaborar uma proposta de diretriz regulando o consumo racional da munição 35 mm adquirida pelo Exército Brasileiro, ao longo do ciclo de vida do material GEPARD.
Participaram da reunião, além do representante do COTER e doEPEx, a 4ª SCh EME, a D Mat, a D Abst, a 5ª RM, o 3º Gpt Log, a EsACosAAe, o D C Mun, as 6ª e 11ª Bia AAAe AP e o Pq R Mnt/3. A atividade ainda contou com a participação do Gen Div R1 Eduardo Segundo Liberali Wizniewsky, chefe do Escritório do LEOPARD/GEPARD.
A participação do COTER na reunião permitiu a obtenção de informações atualizadas sobre a instrução de tiro com o Sistema GEPARD, resultando em uma proposta de novas instruções com esse armamento e possibilitando uma atualização das IGTAEx, cuja próxima edição será aprovada ainda no corrente ano.