Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

IBEX participa de Intercâmbio de Biossegurança e Bioproteção

Lisboa (Portugal) - No período de 18 e 22 de setembro de 2023, o Tenente Coronel Marcos Dornelas Ribeiro, do Instituto de Biologia do Exército (IBEX), participou de um intercâmbio intitulado de "Imersão em Biossegurança e Bioproteção" com o Exército Português no Laboratório Militar de Defesa Biológica e Química (LMDBQ).

Durante a semana de imersão, o Tenente Coronel Dornelas foi recebido pelo Chefe do Laboratório Português, o Tenente Coronel Julio Gouveia Carvalho, que apresentou a instituição e palestras relacionadas ao assunto. Além disso, foram realizados exames preliminares Bacillus Anthracis em Laboratório de Alta Contenção Biológica (NB3) para a participação do Exército Português no "RefBio project - Germany's contribution to strengthen the bioanalytical reference laboratories in the UNSGM", uma rede funcional de laboratórios especializados na identificação de agentes biológicos infecciosos suspeitos de serem utilizados como armas biológicas, coordenado pelo Gabinete das Nações Unidas para Assuntos de Desarmamento (UNODA).

Durante a imersão, o Tenente Coronel Dornelas também apresentou o IBEX e o Sistema de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear do Exército (SisDQBRNEx) para a equipe portuguesa, em conjunto com os atuais e diretores anteriores do LMDBQ e um professor da Universidade de Lisboa. Foram abordadas possibilidades de parcerias nas áreas de defesa biológica, biossegurança e bioproteção.

No último dia da semana de imersão, foi realizado um exercício conjunto, onde o Tenente Coronel Dornelas participou de uma simulação de contaminação predial através de um agente biológico suspeito. A equipe foi acionada e realizou o reconhecimento da área e a coleta de material para a caracterização dos possíveis agentes biológicos utilizados como bioterrorismo.

A imersão proporcionou uma importante troca de experiências entre as instituições, além de contribuir para o fortalecimento da Rede Internacional de Laboratórios Especializados em Defesa Biológica, em especial no contexto da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Fim do conteúdo da página