Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Comitiva do COTER realiza visita à ONU

Brasília (DF) – Na semana de 13 a 17 de novembro de 2023, o Comando de Operações Terrestres, sob a coordenação da Inspetoria-Geral das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares, cumprindo o Plano de Visitas a Nações Amigas (PVANA), realizou uma série de reuniões com órgãos das Nações Unidas (ONU) e Escritório da Missão Permanente do Brasil junto a ONU.

No dia 14 de novembro a comitiva da IGPM, liderada pelo General de Brigada Alexandre Ribeiro de Mendonça, Inspetor-Geral, foi recepcionada pelo General de Exército Eduardo Antonio Fernandes, Conselheiro Militar na Missão Permanente do Brasil, quando na oportunidade foi realizada a ambientação sobre a estrutura, missões e desafios da representação brasileira junto a ONU.

Na sequência das atividades previstas, no dia 15 de novembro a comitiva visitou as instalações da ONU e participou de uma reunião a Force Generation Service (FGS/ONU), para tratar de assuntos relativos a Sistema de Prontidão de Capacidades de Manutenção da Paz das Nações Unidas (United Nations Peacekeeping Capabilities Readiness System - UNPCRS).

Completando a visita, na manhã no dia 16 de novembro, foi realizada reunião na sede da ONU para apresentar, à Divisão de Seleção e Recrutamento, as demandas da IGPM sobre a possibilidade do aumento da participação de policiais militares brasileiros, em missões de paz.

À tarde, em reunião com o representante da Training Architecture (UNPOL), foi ofertado a possibilidade do Brasil, sobre a coordenação do Exército Brasileiro, sediar cursos de especialização para Policiais da ONU, em 2024. No prosseguimento houve encontro com integrantes do Integrated Training Service (ITS) para abordar assuntos sobre certificação dos cursos realizados no CCOPAB.

A atividade de caráter diplomático, evidenciou o interesse do Exército Brasileiro em ampliar o desdobramento dos PM brasileiros nas missões de paz da ONU e o incremento das missões de Paz para as tropas do Exército Brasileiro, evidenciando o interesse do Brasil em contribuir com a paz mundial.

IGPM desde 1967 integrando o EB as PM e os CBM!

Fim do conteúdo da página