PM realizam estágio específico segmento feminino CCOPAB
Rio de Janeiro (RJ) – O COTER, por meio da Inspetoria-Geral das Polícias Militares (IGPM), possui, dentre as suas atribuições, coordenar e promover a capacitação de Policiais Militares (PM), para participarem de missões de paz sob a égide da Organização das Nações Unidas (ONU).
Nesse contexto, no período de 20 de novembro a 1º de dezembro de 2023, o Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB) realizou o Estágio de Preparação Específica de Militares do Segmento Feminino para Operações de Paz (EPESFOP), capacitando 17 (dezessete) estagiárias do Exército Brasileiro e 7 (sete) Policiais Militares dos Estados do Rio Grande do Sul e Tocantins, selecionadas pela Inspetoria-Geral das Policiais Militares (IGPM).
O Estágio foi criado com o objetivo de viabilizar o aumento da participação feminina nas missões de paz, em consonância com uma série de resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas, no contexto da Agenda “Mulheres, Paz e Segurança” e da “Uniformed Gender Parity Strategy”. O EPESFOP buscou a complementação de conhecimentos específicos, a fim de melhor capacitar as estagiárias para a participação em operações de paz complexas, exigindo-as, de forma prática, controle emocional e resistência à fadiga em situações adversas, dentre outras habilidades.
A atividade evidenciou o interesse, do Exército Brasileiro, da Brigada Militar do Rio Grande do Sul e da Polícia Militar do Tocantins, em ampliar o desdobramento dos PM brasileiros nas missões de paz da ONU, aumentando seu rol de capacidades, que permitirão uma melhor concorrência nos processos seletivos da ONU.
IGPM, desde 1967 integrando o EB as PM e os CBM!