Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

1ª Reunião de Coordenação do Exercício Combinado PARANÁ IV

Iguaçu (PR) – No período de 8 a 10 de maio de 2024, o Maj Marcelo Teixeira Emídio de Andrade, da Ch Prep F Ter, representou o Comando de Operações Terrestres (COTER) na 1ª Reunião de Coordenação do Exercício Combinado (Exc Cbn) PARANÁ IV (ciclo 2024-2025), que ocorreu no 34° Batalhão de Infantaria Mecanizado (34° BI Mec), localizado na cidade de Foz do Iguaçu (PR).

A referida atividade contou com militares da Comissão Militar Brasil-Paraguai (CMBP), do Comando de Operações Terrestres (COTER), do Comando Militar do Sul (CMS), da 5ª Divisão de Exército (5ª DE) e da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada (15ª Bda Inf Mec), representando o Exército Brasileiro. Já o Exército Paraguaio foi representado por militares da 3ª Divisão de Infantaria.

O Exc Cbn PARANÁ IV, de caráter bilateral, tem por finalidade consolidar os laços de união, cooperação e amizade entre os Exércitos da República Federativa do Brasil e da República do Paraguai; consolidar, entre os exércitos participantes, um entendimento mútuo dos procedimentos, métodos e técnicas a serem empregados; compartilhar e realizar intercâmbio de experiências doutrinárias, estabelecendo padrões comuns de trabalho combinado, consolidando lições aprendidas e dando continuidade aos trabalhos já desenvolvidos durante os Exc Cbn PARANÁ dos ciclos anteriores; adestrar Estado-Maior Combinado e pequenas frações de ambos os países; e compartilhar técnicas, táticas e procedimentos (TTP) de operações básicas em situação de guerra.

Cabe salientar que, na primeira e segunda edições do Exc Cbn PARANÁ, a tropa foi adestrada em operações ofensivas. Na terceira edição, dentro do contexto da Conferência dos Exércitos Americanos (CEA), o exercício ocorreu em um quadro de Operações de Ajuda Humanitária, ampliando a participação de diversos outros países do continente americano.

No quarto ciclo (2024 – 2025), o exercício volta a ser bilateral (Brasil – Paraguai) e dentro de um contexto tático de operações ofensivas. No corrente ano, os detalhes estão sendo ajustados por meio de reuniões de coordenação. No ano de 2025, o ciclo se encerrará com um Jogo de Guerra (Simulação Construtiva), em que o Estado-Maior do Batalhão Combinado se adestrará no planejamento e condução de operações e, posteriormente, com a execução de um Exercício de Campanha (Simulação Viva), onde as tropas dos dois países terão oportunidade de aplicar as TTP de forma combinada, compartilhando experiências e consolidando os vínculos estabelecidos entre os dois exércitos.

A 1ª Reu Coor do Exc Cbn PARANÁ IV atingiu todos os objetivos propostos, servindo como pontapé inicial para os ajustes julgados necessários. Ao final da reunião, foi assinada uma Ata, nos idiomas português e espanhol, ratificando os entendimentos firmados durante a semana, reforçando os laços de integração e promovendo a interoperabilidade entre os integrantes dos Exércitos das duas Nações Amigas.

Fim do conteúdo da página