Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

PM do Distrito Federal participa de workshop da ONU no Nepal

Kathmandu (Nepal) – A Inspetoria-Geral das Polícias Militares e dos Corpos de Bombeiros Militares (IGPM), do Comando de Operações Terrestres (COTER), tem a atribuição de contribuir para a seleção, o preparo e realizar o acompanhamento de Policiais Militares em Missões de Paz das Nações Unidas (ONU).

O Instituto para Treinamento e Pesquisa das Nações Unidas (UNITAR) e o Programa de Suporte para Operações Policiais Internacionais de Manutenção da Paz dos Estados Unidos (IPPOS) conduziram um workshop para discutir assuntos relacionados ao tema: “Mulheres, Paz e Segurança”, o qual foi realizado em Kathmandu – Nepal, de 13 a 17 de maio de 2024 com a presença de representantes policiais de 21 nacionalidades diferentes, advindas de 6 continentes.

A Major Daniela Natalia Teixeira Schermerhorn da PMDF, que atualmente Comanda o 24º Batalhão da Polícia Militar e é veterana da Missão de Estabilização das Nações Unidas no Haiti (MINUSTAH 2012-2014), representou o Brasil neste evento, sendo ainda a única participante originária da América Latina.

O objetivo do workshop foi identificar iniciativas destinadas a garantir a participação plena, igualitária e significativa de mulheres em missões de manutenção da paz. Para tal, os trabalhos em grupo foram conduzidos de forma a informar, desenvolver e validar um programa conjunto a ser implementado pela UNITAR e IPPOS, a fim de promover uma estratégia que fomente a paridade de gênero para emprego policial em Missões de Paz, bem como a implementação efetiva da agenda “Mulheres, Paz e Segurança” para o componente policial.

O workshop contou com a participação ativa de todos os seus membros, promovendo discussões significativas sobre medidas para capacitação e desenvolvimento de habilidades técnicas, táticas e oportunidades de emprego em funções de liderança. Ainda promoveu a troca de experiências sobre ações desejáveis na preparação individual antes, durante e depois do emprego policial junto às Nações Unidas.

Também foram debatidos temas sensíveis e atuais como medidas para prevenir e responsabilizar casos que envolvam assédio. Além disso, reconheceu-se a necessidade de se implementar ações para garantir suporte e bem-estar físico e psicológico ao policial durante seu emprego em missões de paz, e após seu retorno às funções junto ao país de origem.

O EB e o COTER reconhecem a Major Natália e a Polícia Militar do Distrito Federal, por fomentar a participação feminina, e bem representar o Brasil perante as Nações Unidas.

IGPM – Desde 1967 integrando o Exército Brasileiro as Polícias Militares e os Corpos de Bombeiros Militares!

      

Fim do conteúdo da página