Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Visita Operacional do COTER ao 51º BIS

Altamira (PA) - O General de Exército André Luis Novaes Miranda, Comandante de Operações Terrestres, e comitiva conheceram nesta quarta-feira (3), as capacidades operativas do 51º Batalhão de Infantaria de Selva (51º BIS), sediado em Altamira, PA. A atividade faz parte da programação da Visita Operacional do COTER ao Comando Militar do Norte (CMN), iniciada em Belém, no último dia 2.

Compõem a comitiva do COTER, o General de Brigada Ricardo Luiz Da Cunha Rabêlo, Chefe de Missões de Paz, Aviação e Inspetoria Geral de Polícias Militares; e General de Brigada Fabiano Lima De Carvalho, Chefe do Centro de Doutrina do Exército e Chefe do Preparo da Força Terrestre. Pelo CMN, a comitiva é composta pelo General de Exército Luciano Guilherme Cabral Pinheiro, Comandante Militar do Norte; General de Brigada Santanna Netto, Chefe do Estado-Maior do CMN e pelo General de Brigada Julio Cesar Belaguarda Nagy de Oliveira, Chefe do Centro de Coordenação de Operações do CMN.

Após a formatura, no Pátio do 51º BIS, a comitiva visitou uma base de operações da QRF (sigla em inglês para Quick Reaction Force). O ambiente simula um cenário real de atuação e é composto por diversos postos, entre eles, o de saúde, armamento e pelotão de apoio ao combate, demonstrando dessa forma a operacionalidade da tropa.

A Companhia de Reação Rápida do 51º BIS é certificada pelo Sistema de Prontidão de Capacidades de Manutenção de Paz das Nações Unidas (UNPCRS) e compõe uma Força Estratégica do Exército Brasileiro, estando pronta para atuar em missões no Brasil e no exterior, voltando-se para o emprego em Operações na Selva, posicionando a Força Terrestre como um ator relevante no cenário internacional militar por meio da Diplomacia Militar.

Durante a visita, a comitiva acompanhou também uma demonstração da QRF, voltada para o emprego em operações da Organização das Nações Unidas (ONU), em um cenário de Operações na Selva. A atividade foi realizada em tempo real, com apoio de drones, no campo de instrução do 51º BIS.

Homenagem - Recebido com honrarias militares, o General de Exército André Luis Novaes Miranda retornou ao Batalhão, onde serviu como Tenente e foi comandante da Primeira Companhia de Fuzileiros de Selva. Durante sua passagem por Altamira, ele pode relembrar alguns momentos vividos na caserna, ao lado de veteranos do Batalhão. Como eterno integrante do 51º BIS, ele recebeu homenagens, que fomentaram o espírito de pertencimento àquela unidade.

  

Fim do conteúdo da página