Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Intercâmbio CBEM Brasil - Estados Unidos da América

Rio de Janeiro (RJ) – No período de 8 a 12 de julho de 2024, foi realizado, no 1º Batalhão de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (1º Btl DQBRN) na guarnição do Rio de Janeiro-RJ, o Intercâmbio com militares especializados em DQBRN da Guarda Nacional de Nova Iorque e do Exército dos EUA (Compromisso Internacional 24.3.37 da XXXIX - CBEM Brasil - EUA).

A atividade contou com uma troca de experiência entre militares brasileiros e americanos na área de DQBRN que explorou as técnicas, táticas e procedimentos das tarefas de reconhecimento, vigilância, proteção e descontaminação das tropas do Exército Brasileiro e do US Army.

Os americanos, com um efetivo de cerca de 30 militares, puderam conhecer o SisDQBRNEx o qual possui uma larga experiência e reconhecimento internacional em eventos de grande visibilidade, tais como a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos.

Na sexta-feira (12) o intercâmbio foi coroado com a realização da Operação Maracanã, exercício ocorrido no estádio do Maracanã, onde foi simulado um ataque terrorista com agente químico neurotóxico nos banheiros e arquibancadas do estádio e um atentado contra VIP com emprego de material biológico que simula o antraz.

Tal Operação foi conduzida por instrutores da EsIE (DIREx) e contou com a participação do 1º Btl DQBRN, Cia DQBRN, IDQBRN, IBEX, Cia Prec Pqdt, B Es Com, IBEx, 1° BPE, 1º BG, CCOPAB, Dst Sau Pqdt, Btl Op Psico e CBM-RJ.

Todas as ações foram acompanhadas por operações de informação que contribuíram para o atendimento da emergência com o público de forma coordenada.

A atividade fortalece a cooperação e a diplomacia militar entre os EUA e o Brasil e eleva o nível de adestramento das tropas envolvidas.

Reconhecer, Identificar e Descontaminar!

Fim do conteúdo da página