O COTER em aproximação estratégica para missões de paz
Brasília (DF) – Nos dias 24 e 25 de junho de 2024, o Chefe de Missões de Paz, Aviação/Inspetor Geral das Polícias Militares, General de Brigada Ricardo Luiz da Cunha Rabêlo, visitou o Instituto de Operações de Paz e Estabilização do Exército norte-americano (PKSOI, sigla em inglês), no contexto do intercâmbio relacionado às operações de paz, entre Brasil e EUA.
Em reunião com a Direção do PKSOI, foram apresentados dados sobre as atuais operações de paz em que os EUA estão envolvidos, explanou-se sobre a ligação funcional com o Departamento de Estado dos EUA e apontou-se possibilidades de ampliar a interação entre o Exército Brasileiro e aqueles Órgãos estadunidenses, no tocante às missões de paz.
O Chefe de Missões de Paz, primeiro oficial-general do EB a visitar o PKSOI em 20 (vinte) anos de existência do Instituto, teve a oportunidade de destacar o trabalho do Brasil nas missões de paz das Nações Unidas, bem como de apontar objetivos estratégicos a serem atingidos pelo País no assunto. A visita foi uma oportunidade de aproximar as duas nações no tema, possibilitando a visualização de parcerias que podem incrementar a área de geração de capacidades, aperfeiçoando o preparo e a participação de militares brasileiros nas missões de paz.
Durante a visita, o Chefe de Missões de Paz assistiu a uma palestra do Global Peace Operation Iniciative (GPOI), órgão que gerencia programas de assistência para o reforço da capacidade internacional na condução de ações de apoio às missões de paz das Nações Unidas. A palestra abordou ações do órgão relacionadas aos programas de assistência supramencionados, bem como levantou possibilidades de ampliação da parceria com o Brasil no tocante à preparação de pessoal integrante de missão de paz.