Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Exercício Combinado Orient Shield 2024

Kushiro e Takashima (Japão) – No período de 18 a 27 de julho de 2024, o Comando de Operações Terrestres (COTER) foi representado pelo Tenente-Coronel Alan Diego Flach, do Centro de Doutrina do Exército (C Dout Ex) e o pelo Major Marcelo Teixeira Emídio de Andrade, da Chefia do Preparo da Força Terrestre (Ch Prep F Ter), no Exercício Combinado (Exc Cbn) Orient Shield 2024, que ocorreu em Kushiro e Takashima, ambas cidades situadas no Japão.

O Exc Cbn Orient Shield é um adestramento anual executado no Japão entre a Força de Autodefesa Terrestre do Japão (JGSDF, sigla em inglês) e o Exército dos Estados Unidos.

A finalidade do Exc Cbn Orient Shield é desenvolver sistemas e táticas, a fim de melhorar o planejamento tático combinado nos níveis Batalhão e Brigada, além de aperfeiçoar a coordenação e a interoperabilidade. Visa também a fortalecer as relações entre militares e a demonstrar o compromisso norte-americano em apoiar os interesses de segurança regional.

Cabe destacar que, além de observadores do Brasil, havia somente observadores militares da Austrália e do Canadá, o que demonstra o prestígio do Exército Brasileiro perante as demais nações amigas.

A participação de observadores militares do COTER atingiu os objetivos propostos, uma vez que foi possível verificar a condução de exercícios de tiro real de fração, tiro de artilharia e tiro de armas portáteis. Além disso, no que tange ao aspecto psicossocial, houve um intercâmbio de experiências e informações profissionais e pessoais com militares do Japão, EUA, Canadá e Austrália.

Com isso, os dois representantes puderam coletar Conhecimentos de Interesse da Doutrina (CID), tomando como exemplo as melhores práticas de nações amigas pertencentes ao Arco do Conhecimento, o que possibilitará o desenvolvimento do preparo da Força Terrestre, bem como a sua evolução doutrinária.

 

 

Fim do conteúdo da página