Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Observadores e Controladores do Adestramento na CORE 24

Louisiana (EUA) – Um dos pilares do adestramento e certificação da prontidão de uma tropa é a existência de militares habilitados e capacitados como Observadores e Controladores do Adestramento. Em 2024, a Operação CORE conta com uma equipe de 15 observadores e controladores dos Centros de Adestramento Leste e Sul, COTER e Diretoria de Saúde.

Entre os dias 6 e 10 de agosto, a equipe participou de um treinamento específico na Observer Coach and Trainer Academy, no Fort Johnson-Lousiana.

Os 15 estagiários assistiram a instruções teóricas e práticas sobre o papel e atuação dos observadores em Exercício no Terreno de Dupla Ação (Force-on-Force Exercise). Eles também participaram de um reconhecimento do terreno do exercício CORE 24 e realizaram a prática de condução da Viatura M1097 HMMWV no período diurno e no período noturno com uso de Monóculo de Visão Noturna.

Os observadores atuarão na Rotação 24-10 do Joint Readiness Training Center junto à Tropa CORE, além de outras estruturas de comando ligadas à 101st Div Airborne do Exército Norte-Americano.

Dessa maneira, esses militares contribuirão para a participação brasileira no Exercício CORE 24, bem como para o aperfeiçoamento dos trabalhos dos Centros de Adestramento no Brasil e, ainda, para o aperfeiçoamento da Doutrina Militar Terrestre brasileira.

Início da Operação CORE 24
Militares brasileiros que compõem a Subunidade CORE passaram por uma semana de adaptação e instruções complementares junto ao Exército Americano. Após a chegada aos Estados Unidos, teve início a fase RSOI (Reception, Staging, Onward Movement, and Integration), que é um acrônimo do Exército Americano que se refere às atividades operacionais previstas para as tropas ao entrarem em um Teatro de Operações e pode ser traduzido como Recepção, Preparação, Movimento contínuo e Integração. no contexto da Operação CORE 24.

Assalto aeromóvel
Na noite do dia 15 de agosto ocorreu o embarque tático das tropas brasileiras para o início da fase operacional do Exercício CORE 24. Foram empregadas aeronaves AH-64 (Apache), UH-60 (Black Hawk) e CH-47 (Chinook) do Exército Americano, infiltrando a tropa CORE até o local controlado pela tropa oponente do exercício.

CORE 2024 (Combined Operation And Rotation Exercise)
​​​​​​O Exercício CORE é resultado de um programa de cooperação, assinado entre Brasil e Estados Unidos, que estipula exercícios bilaterais anuais até o ano de 2028. A primeira edição aconteceu no Brasil em 2021, a segunda, em 2022, na cidade de Luisiana nos EUA. Já em 2023, a terceira edição aconteceu na região norte do Brasil.

Fonte: Centro de Comunicação Social do Exército

Fim do conteúdo da página