Segundo dia da Experimentação Doutrinária Operação Perseu
Brasília (DF) – No dia 29 de agosto, o Centro de Doutrina do Exército (C Dout Ex) foi palco de intensas atividades no âmbito do Jogo de Guerra/Simpósio, com um dia dedicado à continuidade das discussões doutrinárias e aos trabalhos em grupo no Espaço de Trabalho e Interativo de Doutrina (ETID).
As deliberações focaram nos campos diplomático, informacional e militar, abordando a fase de escalada de uma crise hipotética. Entre os temas debatidos, destacaram-se a aplicação do Poder Naval, das Capacidades Militares Terrestres e do Poder Aeroespacial, todos voltados ao suporte de uma situação de crise. Além de levantar lacunas doutrinárias na fase pré-conflito, os participantes discutiram as vantagens e os riscos dos corredores humanitários no contexto da soberania nacional, conforme o cenário apresentado.
Outro ponto central das discussões foi o dimensionamento das áreas de aplicação do poder militar, levando em consideração as capacidades específicas das Forças Armadas e seu possível emprego em uma situação de conflito. Para inovar na metodologia, o processo de Targeting (processamento de alvos) foi utilizado de forma experimental, contribuindo para o aprimoramento do planejamento na fase de pré-conflito.