2ª Reunião do Exercício Combinado ARANDU
Buenos Aires (Argentina) – A Chefia do Preparo da Força Terrestre participou da 2ª reunião de coordenação do exercício combinado ARANDU (ciclo 2024-2026). A atividade ocorreu entre os dias 5 e 7 de novembro. Durante a atividade foram definidos: o conceito da atividade, os objetivos de adestramento a serem atingidos e o cronograma de atividades futuras.
Participaram da reunião o Comandante da 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, General de Brigada Rovian Alexandre Janjar, o Chefe do Preparo da Força Terrestre, General de Brigada Alexandre Pfaender Junior e o Comandante da Fuerza de Despliegue Rápido, General de Brigada Sergio Jurczyszyn, além de representantes do Estado-Maior do Exército, Comando de Operações Terrestres, Comando Militar do Sul, 3º Divisão de Exército e organizações militares do país amigo.
O evento foi abrilhantado pela visita do Chefe do Estado-Maior Geral do Exército Argentino, General de Divisão Carlos Alberto Presti, que ressaltou a magnitude e importância do exercício ARANDU para a Força Terrestre daquela nação amiga.
O exercício ARANDU ocorre desde 2018 e tem como objetivo geral aumentar a interoperabilidade e fortalecer os laços de cooperação e amizade entre os Exércitos da Argentina e do Brasil.
No presente ciclo, o Exército Brasileiro será o anfitrião das atividades. Em 2025, serão adestrados Estados-Maiores combinados em um exercício de simulação construtiva, a ser realizado no Centro de Adestramento Sul em Santa Maria (RS). Já em 2026, ocorrerá um exercício no terreno, com tropas blindadas, paraquedistas, aeromóveis, de aviação e de operações especiais, totalizando cerca de 1.800 militares no Campo de Instrução Barão de São Borja, em Rosário do Sul (RS).