Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

COTER realiza Visita de Orientação Técnica no DstAvEx

Belém (PA) - De 05 a 08 de novembro, o Comando de Operações Terrestres (COTER), por meio da Chefia de Missões de Paz, Aviação e da Inspetoria Geral das Polícias Militares, realizou uma Visita de Orientação Técnica (VOT) e uma Vistoria de Segurança de Voo Especial (VSV) no Destacamento de Aviação do Exército (DAE). Este evento teve como objetivo avaliar a capacidade de prontidão da unidade, característica primordial à lide da caserna, e reforçar a filosofia de segurança de voo, mentalidade necessária em uma unidade aérea.

Durante a Visita de Orientação Técnica, o Chefe da Missão de Paz, Aviação e Inspetoria Geral das Polícias Militares, General de Brigada Ricardo Luiz da Cunha Rabêlo, acompanhado de sua comitiva, visitou as instalações da unidade, focando nas oportunidades de melhoria para o aprimoramento contínuo das operações. O Comandante do Destacamento de Aviação realizou uma apresentação da unidade, abordando aspectos cruciais como a situação de pessoal, a logística de apoio, o ciclo de instrução dos aeronavegantes e as principais operações de apoio aéreo realizadas ao longo do ano. Essa explanação ressaltou o esforço da unidade em manter elevados padrões de prontidão e segurança, essenciais para a realização de adestramento e operações militares.

Além disso, a comitiva realizou a Vistoria de Segurança de Voo Especial, focada na chegada da nova aeronave HM-1A Pantera K2 à unidade, reforçando a importância da adaptação de novas plataformas ao programa de segurança de voo da organização. A vistoria teve como objetivo garantir que todas as condições de operação e manutenção da aeronave estejam dentro dos parâmetros exigidos pela filosofia de segurança de voo do Exército Brasileiro.

Ao término das atividades, a comitiva compartilhou as observações feitas durante a VOT, fornecendo orientações específicas no tocante à realização de cursos pelo pessoal da OM; à movimentação de pessoal e à rotina das atividades de suporte ao voo. No que tange à Vistoria de Segurança de Voo Especial, as condições observadas pela equipe foram encaminhadas diretamente ao Comandante da Unidade, que se comprometeu a implementar as ações corretivas e de melhoria necessárias.

Essa atividade reafirma o compromisso do COTER com a contínua evolução no preparo e no fortalecimento das capacidades operacionais dos corpos de tropa da Força Terrestre, em especial o Destacamento de Aviação do Exército, de forma a se manter a contínua prontidão das organizações militares do Exército Brasileiro.

Fim do conteúdo da página