Visita do Ch Prep F Ter à Bda Inf Pára-quedista
Rio De Janeiro (RJ) – No dia 18 de fevereiro de 2025, o General de Brigada Alexandre Pfaender Junior, Chefe do Preparo da Força Terrestre, acompanhado pelo Major Marcelo Teixeira Emídio de Andrade, Adjunto da Divisão de Adestramento e Prontidão da Ch Prep F Ter, prosseguiu em sua visita à Brigada de Infantaria Pára-quedista (Bda Inf Pqdt), Força de Emprego Estratégico da Força Terrestre, integrante do Sistema de Prontidão Operacional (SISPRON).
Na parte da manhã, o Ch Prep F Ter participou da formatura de brevetação dos concludentes do 25/1 - Curso Básico Pqdt, onde pôde observar a vibração e entusiasmo dos novos paraquedistas militares. Cabe destacar que a cerimônia se revestiu de um caráter especial para o General Pfaender, uma vez que seu filho, o Cadete Pfaender, estava entre aqueles que ousaram, lutaram e venceram, conquistando a boina, o boot e o brevê, símbolos da “mística paraquedista”.
No período vespertino, o Ch Prep F Ter dirigiu-se ao 25° Batalhão de Infantaria Pára-quedista, onde foi recebido pelo Tenente-Coronel Manfra, Cmt Btl, e outros comandantes de OM Pqdt.
Após uma apresentação sucinta acerca da FORÇA-TAREFA AFONSOS, elemento de manobra da FORPRON da Bda Inf Pqdt, o General Pfaender teve a oportunidade de assistir a formatura de apronto operacional da referida FT, a qual se encontra em vias de iniciar oficialmente a preparação para a sua certificação.
A FT AFONSOS, com base no 25° BI Pqdt, recebe frações de todas as outras OM da Grande Unidade Aeroterrestre, o que lhe fornece uma notória flexibilidade e modularidade face aos desafios do combate moderno.
Na ocasião, o Ch Prep F Ter verificou a força-tarefa dividida em três escalões, a saber: Escalão Precursor; Escalão de Assalto; e Escalão de Acompanhamento. Tal constituição permite a execução das Operações Aeroterrestres.
Ao final, a FT AFONSOS passou da situação de apronto operacional para ordem de marcha, embarcando em viaturas e realizando desfile motorizado em continência ao General Pfaender, Ch Prep F Ter.
A atividade serviu para demonstrar o elevado nível de prontidão e operacionalidade da tropa paraquedista, características essenciais às Forças de Emprego Estratégico, que devem apresentar poder de combate que possibilite, em situações de crise/conflito armado, o desequilíbrio estratégico, por meio das estratégias dissuasão e ofensiva.