Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

COTER e MRE discutem o futuro das Operações de Paz

Brasília (DF) - A Divisão de Paz e Segurança Internacionais (DPAZ) do Ministério de Relações Exteriores organizou, no dia 17 de abril, uma “mesa-redonda” sobre o futuro das operações de manutenção da paz, no contexto do processo de atualização da visão do Brasil sobre o assunto e das ações preparatórias para a participação brasileira na Reunião Ministerial sobre Operações de Manutenção da Paz, a ser conduzida pela ONU, em Berlim, no próximo mês de maio.

O COTER se fez representar pelo seu subcomandante, General de Divisão Otávio Rodrigues de Miranda Filho, pelo General de Divisão Marcos de Sá Affonso da Costa, pelo Chefe de Missões de Paz, General de Brigada Ricardo Luiz da Cunha Rabelo e pela Capitão Camila Paiva, da Divisão de Missões de Paz. A atividade reuniu ainda estudiosos com profundo conhecimento sobre o tema, o que permitiu a construção do conhecimento com a contribuição de diplomatas, militares e acadêmicos.

Deve-se ressaltar a rara oportunidade de contar com a experiência em missões da ONU a partir da participação dos Gen Div Miranda Filho e Affonso da Costa, ambos antigos Comandantes do Componente Militar (Force Commander) da Missão das Nações Unidas de Estabilização da República Democrática do Congo (MONUSCO). É possível que nem mesmo a Reunião Ministerial conte com a valiosa participação de dois Force Commanders.

Em consequência, o Brasil poderá utilizar-se de ideias abrangentes e relevantes nos debates vindouros de maio, aportando propostas que incluem o conhecimento e a experiência de vários especialistas, os quais consideraram as atuais tendências do cenário internacional, a necessidade de reforço do sistema de segurança coletiva e as ameaças enfrentadas pelas operações de paz multidimensionais, bem como pelas missões políticas especiais.

Uma participação ativa e relevante na próxima Reunião Ministerial também contribuirá para reforçar a rica tradição de cooperação do país com o esforço ininterrupto pela paz e segurança internacionais.

Fim do conteúdo da página