Comandante da MONUSCO visita Batalhão do Uruguai
Montevidéu (Uruguai) – Em 4 de julho, o General de Divisão Ulisses de Mesquita Gomes, Comandante da Missão das Nações Unidas para a Estabilização da República Democrática do Congo (MONUSCO), em nome do Representante Especial do Secretário-Geral, participou da solenidade de recepção, em Montevidéu, dos primeiros 200 militares uruguaios que compunham às forças de paz da ONU no Congo.
Em uma cerimônia marcante, os militares uruguaios da Missão das Nações Unidas para a Estabilização da República Democrática do Congo foram recepcionados na capital uruguaia após mais de um ano operações naquele país. O evento foi realizado em reconhecimento à dedicação e ao profissionalismo desses militares, que permaneceram na missão por oito meses além do previsto, devido ao a…
Retorno sob aplausos e reverência
A chegada ocorreu nas primeiras horas da madrugada, no Aeroporto Internacional de Carrasco, em Montevidéu. Já nas dependências da Brigada de Infantaria nº 1, a partir das 9 h, a formatura oficial de recepção reuniu lideranças civis e militares, incluindo o Presidente Yamandú Orsi, a Vice-Presidente Carolina Cosse, a Ministra da Defesa Sandra Lazo e o Comandante do Exército Nacional Uruguaio, General de Exército Mario Rafael Stevenazzi Viñas.
Por ocasião de seu discurso, o General Ulisses, em nome do Representante Especial do Secretário-Geral, homenageou os militares uruguaios pela coragem e profissionalismo. “A atuação uruguaia foi, sem dúvida, determinante para a estabilidade operativa da MONUSCO”, afirmou o general.
Ainda durante o seu pronunciamento, o general prestou homenagem póstuma ao cabo Julio César Álvarez Cáceres e ao soldado Rodolfo Álvarez, tombados em combate. “Seus nomes estão inscritos na memória da MONUSCO e de toda a família das Nações Unidas”, declarou, em tom solene, reiterando a solidariedade às famílias.
O Brasil foi citado como parceiro de destaque na missão, por meio da integração de dois militares ao batalhão uruguaio – uma demonstração clara da sinergia e confiança entre as Forças Armadas da América do Sul no contexto de missões da ONU.
Reconhecimento diplomático e militar
Após a cerimônia, o General Ulisses reuniu-se com o Comandante da Força Terrestre Uruguaia no Comando do Exército Nacional, reforçando os vínculos institucionais e militares entre os dois países. A atividade foi encerrada com um almoço oficial, fortalecendo os laços de confiança entre Brasil, Uruguai e as Nações Unidas.