Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

COTER realiza a 2ª Reunião do GAAPAz

Brasília-DF - Em 9 JUL 25, o Comando de Operações Terrestres (COTER), por meio da Chefia de Missões de Paz, Aviação e IGPM, coordenou a segunda reunião do Grupo de Acompanhamento e Apoio às Missões de Paz (GAAPAz). O encontro teve como finalidade coordenar as atividades a serem realizadas durante os Estágios Básico e Avançado de Operações de Paz (EBOP e EAOP), a ocorrerem em outubro de 2025, nas Guarnições de Cascavel-PR, Foz do Iguaçu-PR e São Gabriel-RS.

A reunião contou com a presença de representantes de diversos órgãos, como o Estado-Maior do Exército (EME), Comando Logístico (COLOG), Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT), Departamento de Engenharia e Construção (DEC), Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx), Departamento-Geral do Pessoal (DGP), entre outros.

O evento teve como foco o alinhamento dos esforços logísticos e orçamentários necessários para as futuras atividades. As atividades de adestramento em 2025 são condição fundamental na preparação para a Visita de Avaliação e Assessoramento (AAV, sigla em inglês), a ser realizada pelas Nações Unidas, no 1º semestre de 2026, para certificar o estado de prontidão das tropas do EB junto ao Sistema de Prontidão das Capacidades de Manutenção de Paz da ONU (UNPCRS, sigla em inglês).

Atualmente, o Exército Brasileiro possui as seguintes tropas em condições de serem desdobradas em missões de paz: 1 (um) Batalhão de Infantaria Mecanizado, 1 (uma) Companhia de Reação Rápida (QRF, sigla em inglês) e 1 (uma) Companhia de Engenharia de Força de Paz.

Fim do conteúdo da página