Exercício Integração - 19 a 23 de Jun 2017
Ocorreu no período de 19 a 23 de junho de 2017, na Academia de Guerra do Exército do Chile, a Conferência Especializada em Operações Interagências da Conferência dos Exércitos Americanos (CEA)“Exercício Integração – 2017”. O evento teve como objetivo organizar e executar um exercício de quadros de operações interagências com apoio do sistema de simulação de gestão e treinamento de situações de emergência (SIGEN), que permitisse validar os produtos do Ciclo XXXII da CEA.
O exercício constituiu-se em um foro de debates para o intercâmbio de experiências e desenvolvimento de respostas para enfrentar situações de emergências por conta de catástrofes naturais. Contou com a participação de 17 países pertencentes à CEA, sendo possível ter um entendimento do que se passa nos exércitos componentes da CEA referente à Ajuda Humanitária.
Durante o Simpósio foram tratados assuntos referentes ao papel e a contribuição dos Exércitos nas Operações Interagências, em resposta aos desafios emergentes para a defesa das Américas, considerando suas legítimas diferenças de capacidades, papéis e marco regulatório de cada país; Sistema de Informação Geográfica (SIG/CEA); Manual de Operações Interagências da CEA, Ed 2016; Anexo Guia de Planificação Interagências elaborado pelo Exército de Honduras e Guia de Proteção de Direitos Humanos em Operações de Ajuda em Caso de Desastres, elaborado pelo Exército da República Dominicana.
A abertura do Exercício foi realizada pelo pelo Subsecretário do Interior do Chile, Don Mahmud Aleuy Peña y Hillo, que falou da execução da coordenação interagências, papeis e desafios do Governo do Chile, contando ainda com a participação Vice-Ministro da Defesa da Argentina e Diretor da Oficina Nacional de Emergências do Chile (ONEMI), Gen R1 Ricardo Toro Tassara.