Exercício Felino 2017 - 18 a 29 de Setembro 2017
Resende (RJ) – Militares dos Estados-Membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) - Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste - participam do Exercício Felino, de 18 a 29 de setembro. O encontro, neste ano, é realizado na Academia Militar das Agulha Negras (AMAN), em Resende-RJ. O objetivo desse Exercício é incrementar a interoperabilidade das Forças Armadas dos Estados-Membros e treinar o emprego em Operações de Apoio à Paz e de Ajuda Humanitária, sob a égide da Organização das Nações Unidas (ONU).
No dia da abertura do Exercício Felino 2017, os militares participaram da formatura geral da AMAN, na qual ocorreu o hasteamento das bandeiras dos países participantes e o tradicional desfile dos Cadetes da AMAN. As boas-vindas foram dadas pelo Maj Brig Ar Hudson Costa Potiguara, Oficial Superior do Exercício. Estavam presentes nesta solenidade as seguintes autoridades: o Gen Div José Eduardo Pereira (1º Subchefe do COTER), Oficial Condutor do Exercício, o Maj Brig Ar Ricardo Cesar Mangrich, Chefe do Estado-Maior do Comando de Operações Aeroespaciais, o Gen Bda Ricardo Augusto Ferreira Costa Neves, Comandante da AMAN, o C Alte (FN) Jonatas Magalhães, Comandante da Divisão Anfíbia e o Gen Bda Carlos André Alcântara Leite, Diretor do Exercício e Comandante da 4ª Bda Inf L (Mth).
Após a formatura, o Comandante da AMAN, Gen Bda Costa Neves, proferiu uma entusiasmante palestra sobre a Academia para todos os participantes.