Projeto Cobra: Reunião Operacional
A Equipe do Projeto COBRA realizou, de 16 a 20 outubro, no Instituto Militar de Engenharia (IME), no Rio de Janeiro, RJ, a Reunião de Revisão das Condicionantes Doutrinárias e Operacionais (CONDOP) e de Elaboração dos Requisitos Operacionais (RO) do Projeto Combatente Brasileiro (COBRA), no contexto de sua formulação conceitual.
Representantes do EME, COTER, COLOG, DCT, dos Cmdo Mil A, AMAN, EsAO, ECEME, de alguns Centros de Instrução e da IMBEL, em um momento inédito e histórico, puderam discutir, em detalhes, as necessidades operacionais atuais e futuras de itens que compõem o sistema combatente brasileiro.
Grupos de trabalho específico sobre armamento, munição, simulação, equipamento individual, proteção, observação e comunicações listaram, em forma de minuta, cerca de 2.000 RO dos 150 itens levantados dentro das capacidades operacionais de letalidade, de sobrevivência e de consciência situacional.
Aliado ao interesse pelo tema, o alto nível das participações permitiu uma aproximação profissional e eficiente do usuário de sistemas e de material de emprego militar com aqueles que pesquisam, projetam e adquirem as soluções tecnológicas. Frente a frente, combatentes e engenheiros militares buscando soluções.