Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Participação do EB na Missão das Nações Unidas na Guiné

Guiné-Bissau (GW) - O Escritório Integrado das Nações Unidas para a Consolidação da Paz na Guiné-Bissau (UNIOGBIS), o Estado-Maior General das Forças Armadas (EMGFAs) da Guiné-Bissau e o Instituto de Defesa Nacional (IDN) promoveram dois seminários sobre liderança militar na Guiné-Bissau, nos dias 9 e 10 de maio e 16 e 17 de maio de 2018. O evento contou com a participação de mais de 40 Oficiais do Exército Guineense e seu principal objetivo foi compartilhar conhecimentos relevantes sobre a profissão e a liderança militar.

O Coronel Costa Neto, do Exército Brasileiro, atualmente desempenhando a função de Conselheiro Militar das Nações Unidas em Guiné Bissau e responsável pelo planejamento e condução dos seminários, enfatizou a importância das conferências: “esses seminários são oportunidades preciosas para compartilhar experiências e aprender uns com os outros, além de fortalecer nosso diálogo com as Forças Armadas da Guiné-Bissau”. Durante os seminários, ele discorreu sobre a missão constitucional das Forças Armadas, as características da profissão militar, valores, deveres e a ética militar, conceitos de liderança, atributos militares e princípios da liderança militar. Abordou, também,  os estilos e níveis de liderança, bem como exemplos de liderança na história militar. Outros dois palestrantes também participaram do evento. O Coronel Jorge Manuel S. Iglesias, da Cooperação Técnica Militar Portuguesa,  ministrou palestra sobre o tema Liderança no Exército Português e o Tenente-Coronel da reserva do Exército Uruguaio Diego Rodrigues, funcionário das Nações Unidas, responsável pela reforma da Defesa das Forças Armadas Guineenses no âmbito do UNIOGBIS, expôs sua experiência sobre a liderança militar no Exército Uruguaio.

Eventos semelhantes serão realizados para membros da Marinha, da Força Aérea e da Guarda Nacional de Guiné-Bissau em breve. “As Forças Armadas da Guiné-Bissau são muito patrióticas e orgulhosas do seu País. Continuaremos promovendo essas atividades de capacitação ao longo do ano, sempre em estreita parceria com elas e com a Guarda Nacional, colaborando na reestruturação e aprimoramento dessas Instituições”, concluiu o Coronel Costa Neto.

Fim do conteúdo da página