Jogo de Guerra da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada
O Comando de Operações Terrestres realizou, no período de 21 a 25 de maio de 2018, o Jogo de Guerra da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada (5ª Bda C Bld) – Operação Campos Gerais, com a finalidade de adestrar os comandantes e seus estados-maiores na aplicação da doutrina militar terrestre e no desenvolvendo dos atributos da liderança.
Apoiados pela versão atualizada do sistema de simulação COMBATER, os comandos executantes exercitaram suas atividades a partir de seus Postos de Comando sediados em Ponta Grossa - PR, com a participação de 73 militares, enquanto a direção do exercício (DIREx), a célula branca, os controladores e os operadores simularam as ações no Centro de Adestramento Sul (CA Sul), com cerca de 60 militares. Dessa forma, foi realizado um exercício remoto, no qual os militares adestrados não precisaram se deslocar para a sede do Simulador de Adestramento de Comando e Estado-Maior (SIMACEM) localizado em Santa Maria - RS.
Na ocasião, a 5ª Bda C Bld realizou o Ataque Principal, ultrapassando a 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada, para conquistar os objetivos determinados pela 5ª Divisão de Exército. Para a execução dessa manobra, estiveram presentes representantes de diversos Comandos Operacionais do País, dentre eles o Comando da 5ª Divisão de Exército, o Comando da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada e da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada, ambas com todas as suas Organizações Militares Diretamente Subordinadas, a Base Administrativa da 5ª Divisão de Exército, o 27º Batalhão Logístico, o 6º Batalhão de Comunicações e a 11ª Companhia de Comunicações.
Com o objetivo de obter conhecimento para serem empregados em exercícios futuros, participaram, como observadores do exercício, militares do Ministério da Defesa, da Marinha do Brasil, do Comando Militar do Sul, do Comando Militar do Nordeste e do Centro de Adestramento Leste.