Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Modernização da Educação a Distância do CCOPAB

Rio de Janeiro (RJ) - O Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB) deu início, em 17 de setembro de 2018, à 1ª fase do Estágio de Preparação para Missão de Paz (EPMP) 2018/2, realizada na modalidade de Educação a Distância (EAD), por meio do Portal da Educação do Exército Brasileiro.

O EPMP tem por finalidade capacitar militares das Forças Armadas e Auxiliares a desempenharem as funções de Oficial de Estado-Maior, Observador Militar e Policial das Nações Unidas, nas Operações de Manutenção da Paz, sob a égide da Organização das Nações Unidas (ONU).

Para o EPMP 2018/2, com previsão de término em 23 de novembro de 2018, foram matriculados 39 (trinta e nove) estagiários, sendo 28 (vinte e oito) militares do Exército Brasileiro, 4 (quatro) da Força Aérea Brasileira e 7 (sete) Policiais Militares.

O CCOPAB começou a empregar a EAD em seus estágios, a partir de 2017. Fruto das experiências acumuladas ao longo do tempo, diversas oportunidades de melhoria foram sendo incorporadas para o aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem.

Desta forma, para o EPMP 2018/2, o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do CCOPAB, no Portal de Educação do Exército Brasileiro, utiliza as mais modernas ferramentas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) empregadas atualmente, como vídeo-aulas, vídeos, fóruns de dúvidas e debates, apresentações, documentos eletrônicos, formulários, pesquisas de opinião, dentre outros.

A Fase EAD do EPMP possui a duração de 2 (duas) semanas, nas quais os estagiários são familiarizados com a doutrina básica da ONU. São ministradas instruções sobre a Carta da ONU, o Relatório Brahimi, a Doutrina Capstone, o Relatório do Painel Independente de Alto Nível sobre as Operações de Paz (HIPPO Report) e o Relatório Cruz. Além disso, os estagiários realizam cursos on-line, providos por órgãos da ONU, e são apresentados à atual situação das missões de paz que possuem militares brasileiros desdobrados no terreno.

Atualmente, o CCOPAB utiliza a modalidade de Educação a Distância em 4 (quatro) estágios: no Estágio de Preparação para Missão de Paz (EPMP), no Estágio de Coordenação Civil-Militar (CIMIC), no Estágio de Logística e Reembolso em Operações de Paz e no Estágio de Ação Contra Minas.

Fim do conteúdo da página