Reunião do Projeto Sistema Combatente Brasileiro - COBRA
Brasília (DF) – No período de 26 a 29 de novembro, ocorreu no Auditório Marechal Castelo Branco (EME), a reunião técnica para consolidação dos requisitos técnicos, logísticos e industriais (RTLI) de material de emprego militar (MEM) do Projeto COBRA. O evento contou com a participação de militares do Comando de Operações Terrestres (COTER), do Comando Logístico (COLOG), do Comando Militar do Sul, engenheiros militares do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT), além de representantes da Indústria de Material Bélico do Brasil (IMBEL).
A abertura dos trabalhos foi realizada pelo Exmo Sr Gen Div R/1 Williams José Soares, e contou com a presença do Gerente do Programa Estratégico do Exército Obtenção da Capacidade Operacional Plena (Pgr EE OCOP), Gen Bda R1 Dênis Taveira Martins, programa este que enquadra o Projeto COBRA. Durante a semana, os militares participantes debateram e consolidaram os RTLI, dos 52 (cinqüenta e dois) itens que compõem o escopo do projeto.
O Projeto COBRA foi criado para otimizar as possibilidades de combate do homem, transformando o Combatente Individual em um “Sistema Combatente Brasileiro”, ou seja, numa “Plataforma de Combate” que dotará o militar com uniformes, equipamentos, armamento e proteção individual adequados aos ambientes operacionais visualizados para seu emprego, buscando obter um sistema harmônico e com alto valor agregado tecnológico.