Força de Apoio à Defesa Civil no CMS - 05 de Agosto de 2019
BLUMENAU (SC) – No período de 5 a 8 de agosto de 2019, ocorreu no Vale do Itajaí (Blumenau, Taió e Indaial),o exercício de adestramento da Força de Apoio à Defesa Civil do Comando Militar do Sul (CMS), a cargo da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada (14ª Bda Inf Mtz). O exercício teve como objetivo exercitar o trabalho do Exército em apoio à Defesa Civil do Estado de Santa Catarina, em um contexto de cooperação e coordenação com as agências estaduais e municipais.
A Defesa Civil Estadual, por meio do Centro Integrado de Gestão de Riscos e Desastres (CIGERD), montou um quadro fictício de fortes chuvas que atingiram todo o Estado de Santa Catarina, porém, com maior concentração na região do Vale do Itajaí, havendo a necessidade de decretação de Estado de Calamidade Pública por conta do rompimento da Barragem do Rio Itajaí do Oeste em Taió, o que provocou deslizamentos de encostas, alagamento em municípios vizinhos, soterramento de moradores do município de Taió, obstrução de algumas vias e destruição de algumas pontes. O esgotamento das capacidades dos municípios e do Estado provocou o acionamento das Forças Armadas, levando ao acionamento da Força de Apoio à Defesa Civil do CMS a cargo da 14ª Bda Inf Mtz.
Participaram da atividade o Gen Div Barros, Chefe do Emprego da Força Terrestre, o Gen Div Penteado, Comandante da 5ª Divisão de Exército (5ª DE), Gen Bda Raul, Chefe do Centro Coordenação de Operações do Comando Militar do Sul (CCOP/CMS), Gen Bda Miranda, o Comandante da 14ª Bda Inf Mtz, representantes do COTER, CMS, 5ª DE e Organizações Militares Diretamente Subordinadas (OMD) à 14ª Bda Inf Mtz. Do segmento civil houve a participação da Defesa Civil de Santa Catarina, PMSC, CBMSC, Prefeituras Municipais de Taió e Indaial e respectivos Grupos de Ações Coordenadas (GRAC).
A atividade contou com cerca de 600 militares do Exército, trabalhando de forma integrada com a Defesa Civil, PMSC e CBMSC realizando atividades de busca e salvamento terrestre e aéreo, transporte e alojamento de desabrigados, triagem e apoio de saúde, remoção de escombros, lançamento de passadeiras, desobstrução de vias, distribuição de itens emergenciais, emprego de meios de segurança pública em situações emergenciais e organização da estrutura de Comando e Controle.